Uma das grandes questões na indisciplina é a escola como um todo. Embora tenha ocorrido ao longo do tempo uma produção teórica considerável, com avanços indiscutíveis, a escola continua a mesma de um século atrás. Espera do aluno de hoje a postura de alguém que vivia no início do século 20, onde os bancos escolares eram o único lugar para buscar informações. Fala-se muito em construção do conhecimento, mas não se considera que isso se dá o tempo todo, em todo lugar. Informação é coisa que se encontra em cada 'esquina'. A popularização da internet, por exemplo, garante o acesso a uma gama de informações imensa. Nem se considera outros meios de comunicação de massa como jornal ou tv. Dito de outra forma, hoje a escola é o último lugar onde o aluno vai buscar informação. Conhecimento é algo bem diferente, implica o uso de outras habilidades que copiar e ouvir. Conhecer é refletir, é criar hipóteses, generalizar conceitos ou reconhecê-los num momento específico. Ou seja, conhecer requer usar recursos cognitivos que muitas vezes são relegados a segundo plano durante as aulas. Como nada fica 'ocioso' no corpo humano, os alunos acham outro lugar para exercitar essas faculdades ( jogos, piadas, chistes, gozações...). Temos a indisciplina a qual não suportamos enquanto professores porque estamos com a cabeça cheia de teorias e a prática situada um século antes de nossos alunos nascerem... Rosilane Rocha
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LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA DA ESCOLA MUNICIPAL PIO XII
Este Blog é uma maneira de divulgar o trabalho que está sendo realizado no Laboratório de Informática Educativa da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pio XII. O objetivo geral deste laboratório é proporcionar aos educandos o uso da Informática Educativa para construir seu próprio conhecimento, resolver pequenos problemas, estimular sua criatividade, sua auto-estima, seu raciocínio lógico, através da criação de projetos interdisciplinares elaborados em sala de aula, onde o mesmo possa contribuir para a formação de um educando mais críitico, independente, criativo, e capaz de acompanhar os avanços do mundo moderno.
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Uma das grandes questões na indisciplina é a escola como um todo. Embora tenha ocorrido ao longo do tempo uma produção teórica considerável, com avanços indiscutíveis, a escola continua a mesma de um século atrás. Espera do aluno de hoje a postura de alguém que vivia no início do século 20, onde os bancos escolares eram o único lugar para buscar informações. Fala-se muito em construção do conhecimento, mas não se considera que isso se dá o tempo todo, em todo lugar. Informação é coisa que se encontra em cada 'esquina'. A popularização da internet, por exemplo, garante o acesso a uma gama de informações imensa. Nem se considera outros meios de comunicação de massa como jornal ou tv. Dito de outra forma, hoje a escola é o último lugar onde o aluno vai buscar informação. Conhecimento é algo bem diferente, implica o uso de outras habilidades que copiar e ouvir. Conhecer é refletir, é criar hipóteses, generalizar conceitos ou reconhecê-los num momento específico. Ou seja, conhecer requer usar recursos cognitivos que muitas vezes são relegados a segundo plano durante as aulas. Como nada fica 'ocioso' no corpo humano, os alunos acham outro lugar para exercitar essas faculdades ( jogos, piadas, chistes, gozações...). Temos a indisciplina a qual não suportamos enquanto professores porque estamos com a cabeça cheia de teorias e a prática situada um século antes de nossos alunos nascerem...
Rosilane Rocha
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