AUTOR-PRESENTE
Introdução:
A leitura existe para que se possa ter acesso a informações difundidas de diversas maneiras: na Internet, na televisão, em outdoors espalhados pelas cidades, em cartazes afixados, em músicas, nos muros das ruas, nas mais diferentes placas informativas, folders, em receitas, etc.
A leitura tem sido alvo de grandes discussões, visto que se observam algumas dificuldades de aprendizagem e altos índices de reprovação e evasão escolar.
Neste sentido a escola tem procurado, várias estratégias para desenvolver aprendizagens significativas com os alunos, no sentido de ampliar a aprendizagem lingüística de maneira geral.Uma das estratégias é trabalhar com a música, pois é um dos meios mais eficazes de se atingir as crianças e os jovens, influenciando-lhes numa atmosfera de alegria, ordem, disciplina e entusiasmo em todas as atividades escolares. Principalmente, coopera em alta porcentagem na estrutura da personalidade do futuro adulto, pois, como arte que é, desenvolve-se no terreno da emotividade.
Incentivando os alunos no cultivo da música concorre-se para a formação de uma nova geração, capaz de sentir e compreender essa arte, ajudando-a no despertar e na afirmação de sua personalidade.
Ao trabalhar a competência musical, a escola escolheu como autor-presente o arte-educador Beto Herrmann, que tem em sua bagagem uma série de músicas infantis sobre temas que ajudam na construção de importantes valores.
Objetivos:
Conhecer melhor o autor gaúcho Beto Herrmann, bem como suas principais produções.
Desenvolver o gosto pela música
Integrar as TICs aos projetos da escola
Aprimorar a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis na escola
Aprimorar a atenção e a acuidade auditiva através das interpretações musicais.
Interpretar e opinar sobre as obras musicais estudadas e seus respectivos temas.
Expressar-se de forma criativa no âmbito musical, corporal e plástico.
Clientela:Alunos do turno da Tarde (do Jardim II à 4ª série)
Período: De julho a setembro de 2008.
Estratégias:
Cada turma dispõe de 1 período semanal de 45 min no Laboratório de Informática Educativa, onde foram realizadas atividades variadas, utilizando as TICs como ferramentas de aprendizagem e complemento do trabalho realizado em sala de aula.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário